domingo, 2 de setembro de 2018

Um Verdadeiro Ministro Cristão tem um Ministério que Impacta Seus Ouvintes (cap. 2:14-3:18)

Um Verdadeiro Ministro Cristão tem um Ministério que Impacta Seus Ouvintes 
(cap. 2:14-3:18)

Tendo mencionado seu ministério no evangelho em Trôade, Paulo é levado a se desviar do assunto de receber sua primeira carta para continuar expondo as características de um verdadeiro ministro Cristão e seu ministério. Isto estava particularmente pressionando sua alma porque havia “muitos” que estavam trabalhando com motivos insinceros e dissimulados (v. 17). Mais tarde na epístola ele os chama de “falsos apóstolos” e “obreiros fraudulentos” (2 Co 11:13).
Uma vez que esses assim chamados doutores e ministros estavam afetando os coríntios de forma negativa, eles precisavam de um modelo endossado por Deus, para que pudessem identificar um verdadeiro ministro de Cristo Jesus, dentre aqueles que eram falsos. Portanto, começando no capítulo 2:14 e continuando até o capítulo 7:5, o apóstolo faz uma longa digressão na qual dá mais detalhes sobre seu caráter e ministério. Então, no capítulo 7:6 ele retorna as suas observações sobre a recepção de sua primeira carta. Esta digressão tem quatro parênteses (cap. 3:7-16, 5:7, 6:2, 6:13).
Continuando seu tema, Paulo passou a falar de outra distinta característica de um verdadeiro ministro Cristão – ele tem um ministério que impacta seus ouvintes. Em outras palavras, há poder no seu ministério. Não é suficiente ao servo do Senhor ter um coração cheio de compaixão, um caráter admirável, e bons motivos; seu ministério também tem que ter poder. O ministério oral não é apenas falar muitas palavras; é falar pelo Espírito para que o coração e a consciência dos santos sejam atingidos. É possível falar, mas na verdade não dizer nada, porque há falta de substância em nosso ministério. Evidentemente este era o caso com muitos que estavam se apresentando como ministros naquele dia. Portanto, Paulo enaltece duas grandes características do ministério que carregava. Se os coríntios pudessem ver isto, o diferenciariam dos “falsos apóstolos” e dos “obreiros fraudulentos” que estavam entre eles (2 Co 11:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário