segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sete Coisas que Provaram que seu Arrependimento Coletivo foi de Acordo com Deus


Sete Coisas que Provaram que seu Arrependimento Coletivo foi de Acordo com Deus

V. 11 – Os frutos do arrependimento com os coríntios foram todos bons. Isso é visto em sete coisas que Paulo menciona. Ele diz: 
  • “Quanto cuidado” – eles manifestaram um cuidado para com a glória do Senhor ao tirar a pessoa iníqua do meio deles.
  • “Que limpeza de si mesmos” (KJV) – seu ato limpou a assembleia da cumplicidade com o pecado.
  • “Que indignação” – seu verdadeiro ódio pelo pecado.
  • “Que temor” – o temor da santidade de Deus.
  • “Que desejo veemente” (KJV) – seu desejo de justificar a Deus.
  • “Que zelo” – sua ânsia de agir pelo Senhor no assunto.
  • “Que vingança” – sua prontidão para ver a justiça feita.


Vs. 12-13 – Os coríntios tinham provado seu “zelo” por Deus ao agir para corrigir questões na assembleia ao excomungar o ofensor (v. 11), mas essa não foi a única razão pela qual Paulo havia escrito para eles. Ele diz que a situação também foi uma oportunidade para eles mostrarem seu “cuidado por nós” – ele e aqueles que com ele trabalharam (v. 12). Ele diz a eles que não escreveu meramente para garantir a disciplina do ofensor ou justificar o ofendido, mas que eles aproveitassem essa oportunidade de ouro para mostrar que realmente se importavam com o amor e a comunhão de Paulo e se reconciliassem com ele. Assim, a ruptura na comunhão prática entre os membros do corpo de Cristo seria sanada. Quando Tito veio e relatou que a primeira carta havia sido recebida e aplicada, Paulo percebeu que ambos os objetivos haviam sido garantidos – o zelo deles por Deus e o zelo deles por ele. Por isso, ele diz: fomos consolados [encorajados]. Mais que isso, quando Paulo e os que estavam com ele viram a alegria de Tito, eles muito mais se alegraram.
Vs. 14-16 – Ao encerrar o assunto, Paulo usa a toalha de conforto aos coríntios depois de lavar-lhes os pés em toda a questão (Jo13:5). Ele agora lhes diz que, em retrospecto, não fiquei envergonhado por ter dito a Tito antecipadamente sobre sua confiança nos coríntios – ao ponto de haver se vangloriado a Tito de que eles receberiam a repreensão em sua primeira carta. Agora ele diz: nossa glória para com Tito se achou verdadeira. Paulo havia dito a Tito que eles a receberiam e agiriam de acordo com ela, e assim, com a força disso, encorajou Tito a aceitar a delicada missão de ir a Corinto. Tito também foi profundamente afetado pela “obediência” deles.
O final feliz para toda a questão é encontrado nas palavras de Paulo: Regozijo-me de em tudo poder confiar em vós. A genuinidade de sua afeição por Paulo fez com que eles chegassem a essa conclusão feliz de arrependimento, provada por eles ao colocar em ordem as coisas que eram necessárias na assembleia. A ruptura entre os coríntios e Paulo foi sanada, no que lhe dizia respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário