domingo, 2 de setembro de 2018

1) Fé no Deus de Ressurreição


1) Fé no Deus de Ressurreição
Vs. 13-15 – A primeira coisa que Paulo menciona é sua fé em Deus. A fé no Deus de ressurreição o fortaleceu a falar pelo Senhor e a sofrer pelo Senhor. Ele diz “o mesmo espírito de fé” que operou no salmista operou nele e em seus cooperadores. Salmo 116:10 diz, “Cri, por isso falei”. Ele se encorajou com isso e disse, “nós cremos também, por isso também falamos”. Há uma ordem moral no que Paulo nos tem dado: ele se referiu a manifestar a vida de Jesus (vs. 10-12); agora ele se refere a falar a verdade aos outros (v. 13). Uma é a plataforma para a outra. Sem a manifestação de Cristo em nossas vidas, falar a verdade terá pouco poder.
Paulo não só tinha fé para falar a verdade (v. 13), mas tinha fé para sofrer pela verdade (v. 14). O que o manteve no caminho do testemunho foi sua fé no poder de Deus que ressuscitou Cristo de entre os mortos. Ele acreditava que, mesmo que ele tivesse de morrer como um mártir, o mesmo poder que ressuscitou o Senhor Jesus também o ressuscitaria. Ele disse, “Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por [com] Jesus, e nos apresentará convosco”. Ser ressuscitado “com Jesus” não significa que a ressurreição de Cristo ainda seria futura, mas que, se ele morreu em serviço, ele seria ressuscitado da mesma forma e caráter da ressurreição de Cristo, porque Sua ressurreição é “as primícias” da ressurreição dos santos (1 Co 15:23). Assim, a fé o fortaleceu a continuar no serviço do Senhor. Ele poderia enfrentar a morte diariamente e ainda ser sustentado em tal adversidade, porque sabia que se morresse, estaria com Jesus.
Paulo acrescenta que “tudo isto” (as aflições) pelo que ele passou foi “por amor de vós”. Toda a sua vida foi empenhada em manifestar Cristo e falar de Cristo para o bem e a bênção dos santos. O grande objetivo disso tudo era que faria “abundar a ação de graças para glória de Deus” nos santos. Seu desejo era que eles se beneficiassem do ministério e produzisse uma resposta neles no transbordar de ação de graças a Deus. Por isso, a graça de Deus se multiplica nos que a recebem e faz com que a ação de graças seja abundante para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário