segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Nove Características Morais


Nove Características Morais

Vs. 6-7 – Passando para outra área onde o ministro de Cristo deve mostrar-se “aprovado para Deus” (2 Tm 2:15 – JND), Paulo fala de nove coisas pelas quais o servo deveria ser caracterizado.
Ele começa com “pureza”, que tem a ver com a piedade pessoal. Os servos de Deus devem andar sem culpa diante de seus irmãos e do mundo. A próxima é “ciência”. O servo deve ter uma sólida compreensão da verdade de Deus (Ef 3:4), de modo a poder responder a qualquer um que pergunte sobre a fé Cristã (1 Pe 3:15). Os ministros de Deus também devem ser marcados por “longanimidade”. Essa é a qualidade de ter um espírito paciente com aqueles que se opõem à verdade (2 Tm 2:24). “Benignidade” mostra que eles devem manifestar um espírito de graça para todos. Além disso, o ministro de Cristo deve ser marcado por ser cheio do “Espírito Santo” em todos os momentos (Gl 5:25; Ef 5:18). “Amor não fingido”, é claro, significa que eles devem ser verdadeiros em sua afeição por todos.
Paulo então diz: “Na palavra da verdade”. Aparentemente, isso significa que quando o servo está sob pressão para abrir mão de algum ponto da verdade para tornar a mensagem mais aceitável, ele deve apegar-se a toda a verdade de Deus. Então ele acrescenta: “No poder de Deus”, o que significa que a obra do Senhor não deve ser realizada com energia carnal, mas pelo poder que Deus dá pelo Espírito (Zc 4:6). Por último, ele diz: “Pelas armas da justiça, à direita e à esquerda”. Isso se refere a agir com integridade moral em todos os negócios, de modo a não ofender o evangelho.
Isso mostra que há um certo caráter que o ministro deve manter diante de todos para que não haja acusações contra o Senhor e a verdade de Deus. Em cada uma dessas coisas, Paulo e os que estavam com ele foram aprovados por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário