segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Os Macedônios


Os Macedônios

Vs. 1-2 – Houve uma notável demonstração de graça nas “igrejas da Macedônia”, tais como: Filipos, Tessalônica, Beréia, etc. Elas demonstraram um extraordinário grau de generosidade Cristã. Paulo apontou para eles como um modelo do espírito benevolente que precisamos ter em dar. Essas pessoas estavam em “profunda pobreza”, mas isso não as impedia de dar. Eles tinham uma “abundância do seu gozo” nas coisas espirituais que possuíam e isso fez com que eles estimassem em pouco as coisas temporárias. Assim, eles estavam dispostos a compartilhar suas coisas materiais no cuidado de outros. Eles foram um exemplo brilhante para os coríntios – e para nós também.
Vs. 3-5 – Essas pessoas estavam tão “dispostas” (JND) que davam “acima do seu poder”. Isto é, elas davam além do que normalmente se faz ao se repartir coisas. Eles na verdade rogavam ao apóstolo para que aceitasse a graça [oferta] que haviam reunido para que pudessem ter o privilégio de ter comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos em Jerusalém. O fato de que eles pedirem “com muitos rogos” ao apóstolo que levasse sua oferta mostra que ele deve ter hesitado em aceitá-la, sabendo quão pobres eles eram.
Eles realmente foram muito além do que o apóstolo tinha “esperado”. Paulo revela a chave: a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor. Esse é a maior oferta que podemos dar – nós próprios. A devoção de coração ao Senhor era tal que eles haviam dado tudo o que tinham ao Senhor – a si mesmos e suas posses. Sabendo que todas essas coisas pertenciam ao Senhor, eles ficaram felizes em ver seus bens usados em Seu serviço. Isso os levou a dar livremente suas posses materiais. Isso mostra que, quando há comprometimento com Cristo, haverá uma disposição de nossas coisas materiais no serviço de Cristo.
Vs. 6-8 – Paulo então encorajou os coríntios a imitar o exemplo dos macedônios. Ele menciona que havia exortado a Tito para “completar” (JND) o trabalho que ele havia começado em Corinto quando foi até eles com a primeira carta de Paulo. Quando Tito esteve lá pela primeira vez, ele disse aos coríntios que eles deveriam pensar em contribuir para a coleta. Agora, quando Tito retornou com esta segunda carta de Paulo, Paulo confiou que ele seria capaz de “completar” “esta graça também” (JND). Visto que os coríntios se destacavam de muitas maneiras, Paulo queria que também se superassem nessa questão de dar, que então abundariam em todos os aspectos da experiência Cristã. Paulo não estava ordenando isso, mas lembrando-lhes de que era uma oportunidade para “provar a sinceridade” de seu “amor” (JND).

Nenhum comentário:

Postar um comentário