segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Um Apóstolo de Cristo Recebe Visões e Revelações Especiais


Um Apóstolo de Cristo Recebe Visões e Revelações Especiais

Capítulo 12 – Nos dois últimos capítulos da epístola, Paulo continua a falar das marcas que distinguem um verdadeiro apóstolo e assim defende seu apostolado. Mas nesses capítulos, não mais compara os falsos apóstolos com os verdadeiros – na verdade, eles não são mais mencionados na epístola. Em vez disso, Paulo faz uma comparação entre ele mesmo e aqueles que eram verdadeiros apóstolos, e mostra que ele em nada foi inferior a eles (cap. 12:11), assim, ele prova seu apostolado de uma perspectiva diferente.
Neste capítulo (12), Paulo chega às visões e revelações do Senhor – outra característica distintiva de um verdadeiro apóstolo. Novamente, isso é algo que um servo do Senhor hoje em dia não pode alegar ter. Tais revelações foram dadas aos apóstolos e profetas nos anos iniciais da Igreja, quando a verdade da presente dispensação estava em processo de ser dada aos santos (Jd 3). Uma vez que a verdade foi registrada nas Sagradas Escrituras e tendo os apóstolos já saído de cena, as visões e revelações que Deus deu quando estava estabelecendo o Cristianismo não são mais necessárias.
No capítulo 11, Paulo falou de ser “humilhado” da maneira mais indigna; agora, no capítulo 12, fala de ser “arrebatado” da maneira mais majestosa. No capítulo 11, ele se gloriou em seus sofrimentos; aqui no capítulo 12 Paulo se gloria, não nas visões e revelações dadas a ele, mas em suas fraquezas (vs. 5, 9). As experiências do capítulo anterior foram no corpo, mas neste capítulo a experiência era algo fora do corpo, embora diga que não podia ter certeza de que foi.
Capítulo 12:1-4 – Paulo afirma novamente que era repugnante para ele se gloriar em si mesmo, mas se sentiu compelido a fazê-lo para silenciar seus críticos.
Ele agora relata algo que aparentemente manteve para si mesmo por quatorze anos. Esta foi outra evidência de humildade; uma pessoa comum teria declarado isso para todo mundo. Ele foi “arrebatado até ao terceiro céu”, que ele diz ser “paraíso”, onde ouviu palavras “inefáveis [indizíveis – ATB]. Essa experiência coincide com o incidente em Listra quando foi apedrejado para a morte (At 14:19). Ambos os fatos haviam acontecido “quatorze anos” antes. Aparentemente, ele estava tendo essa sublime experiência de ser levado ao paraíso enquanto eles arrastavam seu corpo morto para fora da cidade.
A visão e revelação do Senhor foi um privilégio especial dado a ele para sua própria iluminação e fortalecimento espiritual. Ao relatar a experiência, ele não fala de si mesmo como um apóstolo de Cristo, mas como “um homem em Cristo”. Isto não é porque ele não fosse um apóstolo, mas porque queria mostrar que isso não está além da experiência de todo Cristão, pois todo Cristão é “um homem em Cristo”. É a posição de todo crente na raça da nova criação em Cristo (2 Co 5:17). Será um privilégio de todos, na nova raça de homens, ter essa experiência quando forem chamados à presença do Senhor, seja quando morrerem ou na vinda do Senhor.
Ao dizer: “um homem em Cristo”, “tal homem”, “de um [homem] assim”, etc., Paulo mostra que quando uma pessoa está conscientemente na presença do Senhor, ela não se gloria em si mesma. Muito ao contrário, estando no gozo das coisas celestiais, perde toda a visão de si mesmo. Que livramento abençoado é esse! Alguém poderia pensar que, se alguma vez houvesse algo em que alguém pudesse se gloriar, seria essa experiência. Paulo prefere não entrar nos detalhes, mas afirma que o que experimentou ao homem não é lícito falar aos outros na Terra em seus corpos mortais.
Ele ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar. Isso não significa que ele viu e ouviu declarações misteriosas que eram ininteligíveis para ele, mas que não temos palavras em nossa linguagem terrena para expressar a experiência. A experiência era indizível, mas não ininteligível. Paulo entendeu o que experimentou, mas não conseguiria expressá-lo em linguagem humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário