domingo, 2 de setembro de 2018

3) Entendendo que as Aflições no Caminho Estão Trabalhando para Nosso Proveito Eterno


3) Entendendo que as Aflições no Caminho Estão Trabalhando para Nosso Proveito Eterno
V. 17 – Uma terceira coisa que manteve Paulo e seus cooperadores foi entender que as aflições e dificuldades que eles experimentaram no caminho estavam operando algo para eles que era de valor eterno. Ele disse, “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”. Paulo não estava falando sobre recompensas, mas de capacidade espiritual. As recompensas pela fidelidade em nossa vida Cristã são para o reino Milenar quando reinarmos com Cristo (Mt 19:28, 20:23, 24:45-47; Lc 19:16-19), nós não levamos nossas recompensas para o Estado Eterno (Ap 22:5 – “e reinarão para todo o sempre”). No entanto, a Escritura nos diz que nossa capacidade espiritual, que está sendo formada agora na Terra, será levada para a eternidade.
duas coisas em particular que Deus usa para aprofundar nossa capacidade espiritual: Em primeiro lugar, existe o que ganhamos ouvindo, lendo e meditando na Palavra de Deus. À medida que lemos e meditamos em Sua Palavra, o Espírito de Deus produz em nossas almas impressões indeléveis de misericórdia, amor, graça, bondade de Deus, etc. Essas coisas “não serão tiradas” de nós; as levaremos para a eternidade. Isso é o que o Senhor disse sobre Maria, que dedicou tempo para sentar-se a Seus pés e a ouvir a Sua Palavra (Lc 10:42). Todos os filhos de Deus então terão completo seu entendimento das coisas divinas (1 Co 13:12), e seu gozo será pleno, mas essas impressões serão diferentes em cada um de nós. Em segundo lugar, há lições espirituais que obtemos por meio das provações no caminho da fé. Paulo diz que essas coisas trabalham “para” nós como um “peso eterno de glória”. Note que não é um peso Milenar de glória. Isso mostra que o que passamos com o Senhor durante o tempo terá uma resposta na eternidade.
Todos nós teremos um copo cheio na eternidade, mas cada copo será diferente em tamanho e forma de acordo com as experiências que tivemos na vida. Nossas capacidades estão sendo formadas agora na medida em que aproveitamos as lições e experiências no caminho. E lembremo-nos também de que o que Deus permite que nos aconteça em forma de sofrimento e provação, tudo é para nós”. Jó reconheceu isso ao dizer: “Pois ele cumprirá o que está ordenado para mim” (Jó 23:14 - ATB). Às vezes, quando estamos passando por uma provação, podemos pensar que Deus está contra nós, mas isso não é verdade. Essas coisas “contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28-29). Ter um entendimento deste grande fato permitiu que Paulo suportasse os sofrimentos deste “um pouco” (1 Pe 5:10) e continuasse no caminho do serviço.
O apóstolo considerou as aflições presentes pela causa do evangelho como sendo “leve” e “momentânea”, embora para ele tenham sido cerca de 30 anos! À luz da eternidade, tais sofrimentos na senda do serviço são apenas “momentâneos”. A lição para nós aqui não é lutar contra as dificuldades e provações que experimentamos, mas sim ser exercitados nelas e tentar tirar proveito delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário